Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Ecoturismo-Atividade consciente e sustentável

Já pensou em fazer algo diferente, sair da rotina e entrar em contato com a natureza?
Vamos falar sobre uma prática que tem sido muito difundida e procurada: o ecoturismo, uma modalidade que leva as pessoas a belos lugares, onde a natureza é preservada proporcionando bem estar e a conscientização de práticas sustentáveis e ecológicas.

Conforme o Ministério do Turismo, o ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.
“Os novos tempos exigem novas soluções e, por essa razão, a inovação é um ingrediente essencial ao turismo, para que ele se desenvolva de maneira consistente e sustentável”, afirmou o secretário de programas do Ministério do Turismo, Neusvaldo Lima. 

Nos últimos anos, o ecoturismo vem crescendo rapidamente, assim como o número de publicações, programas de TV e de órgãos ligados ao tema. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, enquanto o turismo cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo cresce mais de 20%.

A guia de turismo Ledi Pretto, da cidade de Porto Alegre, atua há 17 anos no segmento. Questionada sobre as rotas mais procuradas para a prática de ecoturismo, Ledi afirmou que as pessoas preferem roteiros que incluam passeios às águas termais, prática de rafting, hotel fazenda ou sítio. Conforme a guia, o período dos passeios varia de acordo com as características de cada prática. Sendo assim, na primavera a procura é maior por atividades que incluam trilhas, passeio a cavalo e visitas à sítios. Já no outono as pessoas preferem pacotes que incluam passeio às águas termais.
As faixas de preço, segundo Ledi, “variam dependendo do local onde a pessoa pretende se hospedar, mas geralmente são bem acessíveis”. Quem mais procura por esse tipo de prática são aposentados.


  



Daniel Barrios, 30 anos, é morador de Campinas (SP) e praticante de ecoturismo. Ele revelou que prefere atividades mais esportivas e procura viajar em períodos de baixa temporada devido aos valores.

Reportagem - Quais são os principais roteiros procurados por você?
Daniel Barrios - Roteiros que possibilitem uma apreciação da natureza, além de contar com uma hospedagem barata porém confortável. Geralmente priorizo lugares com cachoeiras e montanhas.

Reportagem - Prefere roteiros mais voltados à aventura ou mais voltados ao descanso?
Daniel Barrios - Aventura sempre é uma boa pedida. Lugares que além de contato com natureza possam ter, também, atividades como rafting, escalada, ou até mesmo uma simples trilha.

Reportagem - Prefere viajar sozinho, em família ou entre amigos? 
Daniel Barrios - Com pelo menos um integrante da família, ou com amigos. Parece que viajar acompanhado permite explorar mais a viagem, há uma maior disposição em se aventurar a dois ou em um grupo. E também é mais seguro estar acompanhado.


Confira algumas modalidades e onde praticar no RS:
Rafting

O Rio Paranhana, localizado na cidade de Três Coroas, é um dos locais mais procurados para a prática desse esporte e o mais recomendado para iniciantes. Os aventureiros recebem material completo, além de instruções e acompanhamento de profissionais especializados. Outros locais bastante procurados são o Rio Caí, em Gramado e o Rio das Antas, em Bento Gonçalves, além do Rio Guaporé em Encantado.

Rapel
Em Canela, há o rapel na Lageana, no vale que se situa na parte inferior da Cascata do Caracol. Este é o local mais procurado para a prática desse esporte. Há,  também, locais como a Ponte Korff, com 25 metros de altura, em Caxias do Sul, onde os aventureiros podem se divertir num paredão com 85 metros de altura e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, com 45 metros.
Tirolesa
A tirolesa mais conhecida da Serra Gaúcha fica no Alpen Park, em Canela.
Cavalgada
Vários hotéis fazenda localizados na Serra proporcionam a seus hóspedes passeios a cavalo. A prática é indicada para toda a família, das crianças aos mais velhos.
Voo livre
O Ninho das Águias, em Nova Petrópolis, tem 710 metros de altitude e é um ótimo local para a prática de voo livre. O lugar possui 1.500m² de rampas gramadas e duas rampas de concreto para asa delta.

* Maiara Pereira, Rosa Vargas, Juliana Peruchini e Andrey Z.

Nenhum comentário:

Postar um comentário