Apenas oito das 33 cidades da área metropolitana de Porto Alegre têm cinema
![]() |
Fonte: freeimages.com |
![]() |
Fonte: freeimages.com |
A falta de cinemas e a concentração dos que existem se reflete na região metropolitana de Porto Alegre. Composta por 33 municípios e mais de 4 milhões de habitantes, a área conta com 88 salas no total, sendo 65 delas em Porto Alegre. As restantes estão distribuídas em apenas oito cidades. A falta de cinemas e, muitas vezes, de opção de filmes, faz com que a população tenha que se deslocar para assistir a uma produção ou apelar à pirataria para conhecer os lançamentos fora do circuito comercial.
A relação preço x qualidade é outro fator que pesa na escolha de ficar em casa ou procurar outro local para consumir cinema. O cineasta e cinéfilo Ulisses da Motta Costa (ouça os áudios abaixo) conta que problemas como projeções ajustadas erroneamente à tela e som estéreo, em lugar do 5.1 propagandeado, fazem parte do cotidiano dos cinemas da região.
Outro fator que limita a escolha do espectador é a diminuição de oferta de sessões legendadas, que normalmente aparecem apenas após as 21h. Em Canoas, por exemplo, elas foram extintas. Ulisses afirma que esse aumento do número de sessões dubladas é uma tentativa de popularização dos cinemas.
Confira o que os cinemas de quatro cidades da região metropolitana de Porto Alegre oferecem:
São Leopoldo
Novo Hamburgo
Por Felipe Gaedke, Filipe Vieira, Marina Cardozo, Thiago Borba
Fotos banco de imagens